A troca de óleo a cada 5 ou 10 mil km faz parte da manutenção preventiva de todo veículo, afinal, o lubrificante é o responsável em envolver cada peça metálica dentro do motor evitando atritos. Já o óleo retirado dos veículos em postos ou centros automotivos são acumulados em barris próprios e transportados para o reaproveitamento em refinarias, mas, segundo a Agência Nacional do Petróleo, o índice não atinge nem 30%.

Os problemas gerados s√£o enormes, como a agress√£o ao meio ambiente, visto que apenas 1 (hum) litro de √≥leo lubrificante pode contaminar 1 milh√£o de litros de √°gua, al√©m de inutilizar o solo, assim, como as consequ√™ncias na sa√ļde com descarte indevido de √≥leos lubrificantes podem gerar doen√ßas incur√°veis.

E pensar que tantos problemas poderiam ser evitados simplesmente com a conscientiza√ß√£o da import√Ęncia em reciclar o √≥leo lubrificante, sem falar das vantagens econ√īmicas das cidades que n√£o teriam que gastar milh√Ķes para recuperar a natureza.

E não é apenas o descarte dos óleos lubrificantes que trazem consequências, pelo fato de ser produzido a partir do petróleo, o óleo mesmo novo, já é tóxico, e como o produto recebe vários tipos de aditivos, potencializa ainda mais, os efeitos contaminantes, por isso, é tão importante a manipulação do produto de maneira correta.

A contaminação do solo pode acontecer não apenas com descartes indevidos como o despejo na terra, ou direto em esgotos, visto que o perigo começa na embalagem do produto, pois, uma simples gota de óleo novo pode ocasionar uma contaminação, principalmente para o frentista que manuseia o produto, e se for usado, o risco é maior devido a deterioração e contaminação com partes metálicas, entre outros!

O CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente, alerta que as subst√Ęncias encontradas nos √≥leos lubrificantes usados, podem trazer riscos s√©rios a sa√ļde, as vezes com problemas irrevers√≠veis, por isso, o descarte e o manuseio correto s√£o extremamente importantes.

O √≥leo lubrificante usado, gera compostos perigosos para a sa√ļde e para o meio ambiente, tais como dioxinas, √°cidos org√Ęnicos, cetonas e hidrocarbonetos polic√≠clicos arom√°ticos, al√©m de conter elementos t√≥xicos, como cromo, c√°dmio, chumbo e ars√™nio, oriundos da f√≥rmula original ou absorvidos do pr√≥prio motor do equipamento.

Confira abaixo, algumas das doenças geradas pelas substancia químicas que ha nos óleos lubrificantes:

  • Chumbo

Intoxica√ß√£o, v√īmitos, diarreias, dores abdominais, danos no sistema nervoso, c√Ęncer nos rins e sistema linf√°tico. Acumula principalmente nos ossos;

  • C√°dmio

Dores musculares, danos no f√≠gado e nos rins, irritabilidade, debilita√ß√£o dos ossos e c√Ęncer nos pulm√Ķes e traqueia. Acumula principalmente nos ossos, rins e f√≠gado;

  • Ars√™nio

Altera√ß√£o na press√£o sangu√≠nea, nefrite cr√īnica, cirrose hep√°tica, c√Ęncer na pele, pulm√Ķes e f√≠gado;

  • Cromo Hexavalente, CrVl

Diferente do cromo trivalente (CrIII) essencial na potencializa√ß√£o da insulina. Pode causar no organismo dor abdominal, dermatite, crescimento do f√≠gado e c√Ęncer nos pulm√Ķes, f√≠gado e pele;

  • Dioxinas

C√Ęncer no sistema respirat√≥rio, v√īmitos, dor e fraqueza nos m√ļsculos, problemas de press√£o e dist√ļrbios card√≠acos;

  • Hidrocarbonetos Polic√≠clicos (Polinucleares) Arom√°ticos;

S√£o cancer√≠genos, afetam os pulm√Ķes, o sistema reprodutor e podem causar deforma√ß√Ķes em feto ‚Äď teratog√™nico;

Vale frisar que a maioria dos contaminantes são bioacumulativos, ou seja, permanecem no organismo durante muito tempo, por isso, caso sinta algum desconforto, procure um médico!

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