Em 2020 está prevista a inauguração da Torre de Jidá, ou, Jeddah Tower, como também é conhecido, sendo construído em Gidá, na Arábia Saudita, com uma altura fantástica de 1,08 km, e o custo estimado é também nas alturas, cerca de US$ 1,23 bilhão, o interessante é saber como são feitos os testes nos elevadores do edifício mais alto do mundo que ficará acima das nuvens!

Como a construção do edifício mais alto do mundo acontece no meio do deserto da Arábia, já foi projetado para aguentar fortes tempestades de areia, em razão disso, terá o formato com curvas para que não afete a estrutura do prédio.

Imaginem a tecnologia e engenharia utilizada numa imensidão como esta, que terá, 12 escadas rolantes, de 59 a 65 elevadores, alguns com velocidade acima de 60 km/hora, mas, então vem a pergunta:

Como são feitos os testes nos elevadores do edifício mais alto do mundo?

Os testes e o desenvolvimento dos elevadores estão sendo feitos pelo fabricante Kone, dentro de uma mina abandonada que fica na Finlândia.

A tecnologia nesses elevadores tem que estar acima do máximo em qualidade já que devido a altura de 1,08 km, os elevadores da Jeddah Tower, sofrem de uma tensão bem maior e fora do comum, como por exemplo, a tradicional corda de aço que quanto mais alto o edifício, mais pesada fica!

Além disso, no caso de algum elevador despencar em queda livre, será necessário um sistema de freios que seja capaz de aguentar temperaturas de 300 graus Celsius.

Por esses motivos, a Kone estudou profundamente e a solução foi utilizar uma tecnologia chamada UltraRope, uma corda feita de fibra de carbono revestida com um produto químico de alto atrito que suporta calor e força, e ainda tem a durabilidade maior que um cabo de aço convencional.

O benefício principal da UltraRope, é a leveza, dessa maneira gasta menos energia para subir um prédio de 1,08 km de altura, ou seja, enquanto um cabo de aço para um elevador de 400 metros pesa 18.650kg, a UltraRope pesa somente 1,170 kg.

Dentro do edifício mais alto do mundo, a Kone construirá diversos elevadores que vão dobrar o limite atual de peso, chegando a 637 metros de uma vez, só que para isso, precisa fazer testes para projetá-los, e escolheu uma mina no sul da Finlândia, que desde 2008 foi transformada em uma instalação exclusiva para testar elevadores.

Embora os elevadores do edifício mais alto do mundo vá atingir a altura de 1,08 km, dentro da mina o teste será feito somente com a profundidade no local de 300 metros, mas, a Kone garante que tem o tamanho ideal para o teste de tecnologias.

O objetivo é desenvolver a tecnologia necessária para elevadores em altos edifícios, além de testar velocidades de 600 a 900 metros por segundo, esse é o grande trunfo que a Kone tem sobre os concorrentes que precisam de simuladores para fazer tais testes.

Como o  Jeddah Tower está com previsão para ser inaugurado somente em 2020, no momento, o edifício mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com 828 metros de altura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Qual será o carro mais rápido do mundo.

Na quinta-feira da semana passada (17 de novembro). A Tesla anunciou um novo modelo do Roadster e prometeu que este será o carro comercial mais rápido do mundo, indo de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos. A segunda geração do Roadster também consegue andar 400 m...

ler mais

Como viajar tranquilo nas férias

Fim de ano chegando e junto vem a lista dos presentes para a família, amigos, Ceia de Natal, então, finalmente o descanso tão esperado. Nada melhor que saber como viajar tranquilo nas férias para aproveitar cada momento, afinal passa muito rápido. Dezembro...

ler mais

O que é o IONITY?

O BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group se uniram para o lançamento da IONITY. Um empreendimento para a implantação de uma rede de estações de carregamento de alta potência em vários países europeus. Em princípio, serão construidos cerca de 400...

ler mais