Em 2020 está prevista a inauguração da Torre de Jidá, ou, Jeddah Tower, como também é conhecido, sendo construído em Gidá, na Arábia Saudita, com uma altura fantástica de 1,08 km, e o custo estimado é também nas alturas, cerca de US$ 1,23 bilhão, o interessante é saber como são feitos os testes nos elevadores do edifício mais alto do mundo que ficará acima das nuvens!

Como a construção do edifício mais alto do mundo acontece no meio do deserto da Arábia, já foi projetado para aguentar fortes tempestades de areia, em razão disso, terá o formato com curvas para que não afete a estrutura do prédio.

Imaginem a tecnologia e engenharia utilizada numa imensid√£o como esta, que ter√°, 12 escadas rolantes, de 59 a 65 elevadores, alguns com velocidade acima de 60 km/hora, mas, ent√£o vem a pergunta:

Como são feitos os testes nos elevadores do edifício mais alto do mundo?

Os testes e o desenvolvimento dos elevadores est√£o sendo feitos pelo fabricante Kone, dentro de uma mina abandonada que fica na Finl√Ęndia.

A tecnologia nesses elevadores tem que estar acima do máximo em qualidade já que devido a altura de 1,08 km, os elevadores da Jeddah Tower, sofrem de uma tensão bem maior e fora do comum, como por exemplo, a tradicional corda de aço que quanto mais alto o edifício, mais pesada fica!

Além disso, no caso de algum elevador despencar em queda livre, será necessário um sistema de freios que seja capaz de aguentar temperaturas de 300 graus Celsius.

Por esses motivos, a Kone estudou profundamente e a solução foi utilizar uma tecnologia chamada UltraRope, uma corda feita de fibra de carbono revestida com um produto químico de alto atrito que suporta calor e força, e ainda tem a durabilidade maior que um cabo de aço convencional.

O benefício principal da UltraRope, é a leveza, dessa maneira gasta menos energia para subir um prédio de 1,08 km de altura, ou seja, enquanto um cabo de aço para um elevador de 400 metros pesa 18.650kg, a UltraRope pesa somente 1,170 kg.

Dentro do edif√≠cio mais alto do mundo, a Kone construir√° diversos elevadores que v√£o dobrar o limite atual de peso, chegando a 637 metros de uma vez, s√≥ que para isso, precisa fazer testes para projet√°-los, e escolheu uma mina no sul da Finl√Ęndia, que desde 2008 foi transformada em uma instala√ß√£o exclusiva para testar elevadores.

Embora os elevadores do edifício mais alto do mundo vá atingir a altura de 1,08 km, dentro da mina o teste será feito somente com a profundidade no local de 300 metros, mas, a Kone garante que tem o tamanho ideal para o teste de tecnologias.

O objetivo é desenvolver a tecnologia necessária para elevadores em altos edifícios, além de testar velocidades de 600 a 900 metros por segundo, esse é o grande trunfo que a Kone tem sobre os concorrentes que precisam de simuladores para fazer tais testes.

Como o¬† Jeddah Tower est√° com previs√£o para ser inaugurado somente em 2020, no momento, o edif√≠cio mais alto do mundo √© o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados √Ārabes Unidos, com 828 metros de altura!

0 coment√°rios

Enviar um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o N√ļmero *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site s√£o propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes p√ļblicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em dom√≠nio p√ļblico. Se algu√©m tiver qualquer objec√ß√£o √† exibi√ß√£o de qualquer imagem ou not√≠cias, deve trazer ao nosso conhecimento atrav√©s do e-mail (contato). O mesmo ser√° removido imediatamente, ap√≥s verifica√ß√£o do cr√©dito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus propriet√°rios. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utiliza√ß√£o das informa√ß√Ķes acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulga√ß√£o de informa√ß√£o, divers√£o e educa√ß√£o dos interessados. Medidas tomadas pelos usu√°rios s√£o de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instru√ß√Ķes presentes no manual ou certificado de garantia.

Publica√ß√Ķes Recentes

Recall Toyota. Quais os 4 carros convocados?

A Toyota do Brasil convoca os ve√≠culos dos modelos Hilux, SW4 e Prius para recall Toyota preventivo dos airbags. Existe a possibilidade de alguns dos sensores dos airbags apresentarem uma falha interna. Se isso ocorrer, a luz de advert√™ncia do airbag acender√° no painel do ve√≠culo , na hip√≥tese de um acidente que re√ļna

ler mais

Como é a nova versão de off-road da Ranger Raptor da Ford?

A Ford apresenta a Ranger Raptor. A nova vers√£o off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor. Que ser√° produzida na Tail√Ęndia para os mercados da √Āsia-Pac√≠fico. Al√©m de estilo robusto. Marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. O ve√≠culo tem chassi, motor, suspens√£o

ler mais

Trem movido a energia solar. Como ele é?

O trem movido a energia solar √© um dos novos investimentos feitos na √ćndia. Visto que em 2016 o pa√≠s obteve novos recordes em projetos energ√©ticos de utiliza√ß√£o de fontes renov√°veis como a solar e a e√≥lica.O objetivo em utilizar a energia solar √© para modernizar e dar maior sustentabilidade para uma das infraestruturas

ler mais

Quando ser√° o curso gratuito do Meritor

A Meritor inicia este mês seu calendário de treinamentos sobre eixos diferenciais. Assim como os outros anos, o objetivo é atender as necessidades dos seus clientes. Mostrando a melhor forma de utilizar seus componentes.

Na pr√°tica, o programa visa capacitar os participantes a executar corretamente a manuten√ß√£o dos …

ler mais

Como aumentar o n√ļmero de clientes com a Ruidcar

O sonho de toda oficina mec√Ęnica n√£o importa o tamanho, √© faturar muito. E ter lista de espera de clientes que aguardam uma vaga para consertar o carro. Com a Ruidcar, voc√™ ir√° conseguir esse sonho para voc√™ facilmente. Esse sonho parece poss√≠vel para voc√™? Ter uma carteira de clientes t√£o grande aguardando pelos …

ler mais

Curso de mec√Ęnica da Audi. Como participar?

A Audi do Brasil come√ßa neste m√™s as aulas da nova turma do curso de ‚ÄėManuten√ß√£o de Mec√Ęnica Veicular‚Äô. Realizado em parceria com a Funda√ß√£o Projeto Pescar. A a√ß√£o, que teve in√≠cio em 2017 em S√£o Paulo, capacita jovens em situa√ß√£o de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com 360 inscritos, a procura pelo

ler mais

Porque n√£o se deve beber √°gua da garrafa deixada no carro

Pode-se beber a √°gua da garrafinha pl√°stica deixada no carro? Nesses tempos que tudo gira em torno que cada um precisa fazer sua parte na reciclagem. Pensar em reutilizar a garrafa de √°gua in√ļmeras vezes, seria ajudar de fato a m√£e natureza. Mas, e a sa√ļde, como fica?

Pois é isso, esse assunto dá muito o que discutir

ler mais

Start-stop, o que é e como funciona?

Start-stop é um sistema que vem programado para desligar o motor sozinho sempre que o veículo parar em congestionamentos, semáforo fechado, entre outros.
Até pouco tempo quando o assunto era Start-stop, significava que estavam se referindo a carros importados. Com o avanço da tecnologia automotiva o sistema Star-stop

ler mais

Como ganhar na promoção de revisão da Toyota

A Toyota do Brasil est√° realizando uma promo√ß√£o especial,¬† Revis√£o de F√©rias. At√© 28 de fevereiro, os propriet√°rios de ve√≠culos Toyota que realizarem servi√ßos em qualquer concession√°ria da marca concorrer√£o a brindes instant√Ęneos, descontos em servi√ßos e/ou acess√≥rios, al√©m de concorrer a uma viagem com acompanhante…

ler mais