A Holanda que há anos é um dos países que mais investe na mobilidade urbana e sustentável no mundo, em razão de priorizar a integração modal, que é integrar os meios de transportes, como o transporte público representando 17%, bicicletas 30% e carros 53%.

Ao contrário do Brasil que nas horas de pico as ruas ficam congestionadas de carros, na Holanda o que se vê nesses horários são bicicletas, mesmo porque são levadas a sério, tanto, que se beneficiam de inúmeras faixas exclusivas, além de um sistema de sinalização exclusivo para as ciclovias

Além disso, a população pode trocar o carro pela bicicleta facilmente, basta alugar por 24 horas, daí, é um incentivo a mais para deixar o carro na garagem pelo menos um ou dois dias por semana

Embora na Holanda a mobilidade urbana de 1º mundo seja algo notável como pode-se imaginar, mesmo assim, congestionamentos de trânsito continuam acontecendo, claro que cada vez menos, principalmente em Amsterdam, por isso, os veículos precisam ter GPS que ajude a encontrar rotas alternativas para não aumentar o caos.

Andar de transporte público na Holanda é realmente de 1º mundo!

Para tomar um ônibus, basta ir até o ponto próximo e procurar as informações sobre o horário e itinerário de cada linha, e como todo tipo de transporte está interligado, tem como saber o horário do ônibus, do trem, do metrô e do bonde, todos sem atrasos.

Eventualmente em casos esporádicos pode ocorrer algum problema mais sério em alguma linha, mas, os usuários são avisados com antecedência para se programarem, ou seja, se o horário do ônibus é as 10:15 horas, o usuário pode chegar no ponto as 10:14 horas, se chegar após as 10:15 horas, perdeu o transporte.

Comparado ao Brasil, principalmente os ônibus estão longe do padrão europeu, já que os motoristas de lá dirigem com cautela sabendo que o transporte são de pessoas que merecem respeito, então freadas repentinas só em último caso, além disso, a limpeza e o conforto são elogiáveis.

Aqui, para alcançarmos uma mobilidade urbana de 1º mundo,  seria necessário uma mudança na cultura ,já que o que o país depende da indústria automobilística para obter lucros e gerar emprego, talvez  seja por isso, que as alternativas para os transportes ficam a desejar.

Atualmente a quantidade de veículos particulares que circulam pelo país, está desproporcional aos investimentos que vem sendo feitos na infraestrutura em geral para a melhoria da mobilidade urbana de uma maneira eficiente, e claro, atraente.

A prova disso, é que a maioria dos motoristas preferem enfrentar congestionamentos gigantescos, gastar com estacionamentos, e passar horas de estresse diariamente, em vez de ficar minutos apertado dentro de ônibus, trens e metrôs, a maioria sem ar condicionado, mesmo com os corredores que agilizam a velocidade dos ônibus, ainda está longe do que o brasileiro gostaria.

Por enquanto, só nos resta torcer para que um dia o Brasil esteja dentro dos padrões da mobilidade urbana de 1º mundo como acontece na Holanda, e em outros países, com transporte público de qualidade, avenidas, estradas e ciclovias planejadas e sinalizadas que ofereçam segurança para todos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

O que é esqui lateral e como se faz?

Na Arábia Saudita, entre os jovens há um costume perigoso conhecido como “esqui lateral” (em tradução livre). Que consiste em trafegar o maior tempo possível com as duas rodas do veículo. Visto como uma espécie de hobby no país, algumas pessoas se arriscam...

ler mais

Vídeo do SUV Urus no deserto lançado pela Lamborghini

Lamborghini já marcou a data de lançamento de seu novo SUV, o Urus. O modelo será revelado em 4 de dezembro. Os italianos, porém, divulgaram no  dia 9 de novembro  um vídeo em que o utilitário aparece realizando diversas manobras em um deserto. No vídeo, o...

ler mais

Quais cuidados se deve ter com câmbio automático

Não tem nada mais confortável que dirigir um carro automático. No entanto a durabilidade depende de bons tratos e da utilização de maneira adequada. Então, que tal aprender um pouco sobre os cuidados com câmbio automático para descobrir se tem maus...

ler mais

Onde ZF inaugurou um Centro de Treinamento

Onde será o novo Centro de Treinamento A ZF Aftermarket inaugurou em Itu/SP) o seu novo Centro de Treinamento para concessionárias ZF que atendem veículos comerciais e equipamentos fora de estrada em toda a América do Sul. Localizado no mesmo site onde já...

ler mais

5 Motivos para você escolher um Elevador Hidráulico

O Elevador Hidráulico possui sistema de elevação Hidráulica mais seguro. O Sistema de Elevação por Cilindros Hidráulicos já é usada no Brasil a décadas, principalmente em máquinas de grande porte, como Empilhadeiras e Retroescavadeiras, além de Elevadores Prediais, Comerciais e Residenciais. O Sistema hidráulico tem destaque mundial no uso de máquinas e equipamentos, quando o assunto é força e durabilidade.

ler mais