A Holanda que h√° anos √© um dos pa√≠ses que mais investe na mobilidade urbana e sustent√°vel no mundo, em raz√£o de priorizar a integra√ß√£o modal, que √© integrar os meios de transportes, como o transporte p√ļblico representando 17%, bicicletas 30% e carros 53%.

Ao contr√°rio do Brasil que nas horas de pico as ruas ficam congestionadas de carros, na Holanda o que se v√™ nesses hor√°rios s√£o bicicletas, mesmo porque s√£o levadas a s√©rio, tanto, que se beneficiam de in√ļmeras faixas exclusivas, al√©m de um sistema de sinaliza√ß√£o exclusivo para as ciclovias

Além disso, a população pode trocar o carro pela bicicleta facilmente, basta alugar por 24 horas, daí, é um incentivo a mais para deixar o carro na garagem pelo menos um ou dois dias por semana

Embora na Holanda a mobilidade urbana de 1¬ļ mundo seja algo not√°vel como pode-se imaginar, mesmo assim, congestionamentos de tr√Ęnsito continuam acontecendo, claro que cada vez menos, principalmente em Amsterdam, por isso, os ve√≠culos precisam ter GPS que ajude a encontrar rotas alternativas para n√£o aumentar o caos.

Andar de transporte p√ļblico na Holanda √© realmente de 1¬ļ mundo!

Para tomar um √īnibus, basta ir at√© o ponto pr√≥ximo e procurar as informa√ß√Ķes sobre o hor√°rio e itiner√°rio de cada linha, e como todo tipo de transporte est√° interligado, tem como saber o hor√°rio do √īnibus, do trem, do metr√ī e do bonde, todos sem atrasos.

Eventualmente em casos espor√°dicos pode ocorrer algum problema mais s√©rio em alguma linha, mas, os usu√°rios s√£o avisados com anteced√™ncia para se programarem, ou seja, se o hor√°rio do √īnibus √© as 10:15 horas, o usu√°rio pode chegar no ponto as 10:14 horas, se chegar ap√≥s as 10:15 horas, perdeu o transporte.

Comparado ao Brasil, principalmente os √īnibus est√£o longe do padr√£o europeu, j√° que os motoristas de l√° dirigem com cautela sabendo que o transporte s√£o de pessoas que merecem respeito, ent√£o freadas repentinas s√≥ em √ļltimo caso, al√©m disso, a limpeza e o conforto s√£o elogi√°veis.

Aqui, para alcan√ßarmos uma mobilidade urbana de 1¬ļ mundo,¬† seria necess√°rio uma mudan√ßa na cultura ,j√° que o que o pa√≠s depende da ind√ļstria automobil√≠stica para obter lucros e gerar emprego, talvez¬† seja por isso, que as alternativas para os transportes ficam a desejar.

Atualmente a quantidade de veículos particulares que circulam pelo país, está desproporcional aos investimentos que vem sendo feitos na infraestrutura em geral para a melhoria da mobilidade urbana de uma maneira eficiente, e claro, atraente.

A prova disso, √© que a maioria dos motoristas preferem enfrentar congestionamentos gigantescos, gastar com estacionamentos, e passar horas de estresse diariamente, em vez de ficar minutos apertado dentro de √īnibus, trens e metr√īs, a maioria sem ar condicionado, mesmo com os corredores que agilizam a velocidade dos √īnibus, ainda est√° longe do que o brasileiro gostaria.

Por enquanto, s√≥ nos resta torcer para que um dia o Brasil esteja dentro dos padr√Ķes da mobilidade urbana de 1¬ļ mundo como acontece na Holanda, e em outros pa√≠ses, com transporte p√ļblico de qualidade, avenidas, estradas e ciclovias planejadas e sinalizadas que ofere√ßam seguran√ßa para todos.

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