Isofix é um sistema utilizado para fixar cadeirinhas infantis nos automóveis com rapidez, segurança e conforto, sem a necessidade de utilizar os cintos de segurança.

O Sistema Isofix atendeu a todos os critérios estabelecidos pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e recebeu a certificação das cadeirinhas do tipo Isofix no País, pois, trata-se de padrão internacional de pontos de fixação para cadeirinhas infantis em automóveis de passageiros.

Para a instalação do sistema Isofix é preciso que o veículo tenha pontos de ancoragem específicos, assim como a cadeirinha, por isso, antes de comprar um carro novo, verifique se já vem de fábrica com os encaixes necessários para receber o assento.

É feito com duas travas de fixação que podem ser tanto na base da cadeirinha, como no bebê conforto que se encaixam em barras de aço que são soldadas na estrutura do veículo, localizadas no vão entre o assento e o encosto do banco traseiro.

A instalação do Sistema Isofix é rápida e oferece toda a segurança para os pequenos, mesmo porque não há necessidade de prender a cadeirinha ao cinto de segurança no banco de trás, e convenhamos, chega a ser meio complicado.

Apesar do Sistema Isofix ter sido regulamentado pelo INMETRO, a fixação por meio de cinto de segurança continua obrigatória, o interessante é que muita gente reclama que é difícil adquirir esse produto no Brasil, pois, muitos revendedores dizem que ainda não foi autorizado, visto que poucos carros saem de fábrica prontos para receber este tipo de fixação.

Claro, que devido o produto ser sucesso total em outros países, muitos pais aproveitam suas próprias férias, ou, solicita a compra para que amigos tragam do exterior, mesmo que o carro deva sofrer adaptações, pois afinal, continua sendo uma excelente maneira de transportar crianças no automóvel.

Tipos do Sistema Isofix

São 3 tipos de poltronas para crianças:

  • Para bebês recém-nascidos que pesem até 9 kg, o bebê conforto é o indicado;
  • Criança a partir de 1 ano, pode utilizar uma cadeira do tipo reversível, indicada para carregar crianças de 16 kg ou mais, de acordo com modelo específico;
  • Crianças de 4 a 7,5 anos de idade, já podem utilizar os boosters, que nada mais é, que um assento de elevação, onde a criança fica mais alta, e então pode ser utilizado o cinto de segurança do carro desde que a mesma fique segura e confortável;
  • Somente quando a criança ultrapassar 1,45 m de altura, é que poderá utilizar o cinto de segurança do carro, sem a utilização do booster.

No Brasil conforme informação do INMETRO, somente 5% dos carros vendidos no País já vem com o Sistema Isofix, como o Up!, New Fiesta, Toyota Corolla, HB20, novo Honda Fit, Cruze, novo Ecosport, Fusion, entre outros.

Já na linha de automóveis de luxo, alguns também vem com Sistema Isofix instalado, como Audi, BMW e Mercedes, mas, a linha superesportiva, não!

O Sistema Isofix não é novidade, pois, foi criado na Europa em 1997 pela Volkswagen em conjunto com o fabricante de cadeirinhas Britax-Roemer, depois, outras montadoras europeias, resolveram incluir o sistema na fabricação de seus veículos, embora, somente a partir de março de 2011 o uso do sistema foi regulamentado pela Comunidade Europeia.

Embora existam leis estaduais nos Estados Unidos referentes ao transporte de crianças em automóveis de acordo com a idade, até o momento, não existe regulamentação específica para o Sitema Isofix.

Seja como for, a vantagem é justamente a cadeirinha permanecer presa e firme a carroceria do carro evitando que se desloque facilmente, como as vezes pode ocorrer quando está presa ao cinto de segurança e, isso, aumenta a segurança para as crianças e aumenta o conforto dos pais.

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