Isofix

O sistema isofix é um sistema utilizado para fixar cadeirinhas infantis nos automóveis com rapidez, segurança e conforto, sem a necessidade de utilizar os cintos de segurança.

O Sistema Isofix atendeu a todos os critérios estabelecidos pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Recebeu a certificação das cadeirinhas do tipo Isofix no País. Trata-se de padrão internacional de pontos de fixação para cadeirinhas infantis em automóveis de passageiros.

Para a instalação do sistema Isofix é preciso que o veículo tenha pontos de ancoragem específicos, assim como a cadeirinha. Por isso, antes de comprar um carro novo, verifique se já vem de fábrica com os encaixes necessários para receber o assento.

Como funciona o Sistema Isofix?

É feito com duas travas de fixação que podem ser tanto na base da cadeirinha, como no bebê conforto. Elas se encaixam em barras de aço que são soldadas na estrutura do veículo, localizadas no vão entre o assento e o encosto do banco traseiro.

A instalação do Sistema Isofix é rápida e oferece toda a segurança para os pequenos. Isso porque não há necessidade de prender a cadeirinha ao cinto de segurança no banco de trás, e convenhamos, chega a ser meio complicado.

Apesar do Sistema Isofix ter sido regulamentado pelo INMETRO, a fixação por meio de cinto de segurança continua obrigatória. O interessante é que muita gente reclama que é difícil adquirir esse produto no Brasil. Muitos revendedores dizem que ainda não foi autorizado, visto que poucos carros saem de fábrica prontos para receber este tipo de fixação.

Claro, que devido o produto ser sucesso total em outros países, muitos pais aproveitam suas próprias férias. Alguns solicitam a compra para que amigos tragam do exterior. Mesmo que o carro deva sofrer adaptações, continua sendo uma excelente maneira de transportar crianças no automóvel.

Tipos do Sistema Isofix

São 3 tipos de poltronas para crianças:

  • Para bebês recém-nascidos que pesem até 9 kg, o bebê conforto é o indicado;
  • Criança a partir de 1 ano, pode utilizar uma cadeira do tipo reversível, indicada para carregar crianças de 16 kg ou mais, de acordo com modelo específico;
  • Crianças de 4 a 7,5 anos de idade, já podem utilizar os boosters, que nada mais é, que um assento de elevação, onde a criança fica mais alta, e então pode ser utilizado o cinto de segurança do carro desde que a mesma fique segura e confortável;
  • Somente quando a criança ultrapassar 1,45 m de altura, é que poderá utilizar o cinto de segurança do carro, sem a utilização do booster.

No Brasil conforme informação do INMETRO, somente 5% dos carros vendidos no País já vem com o Sistema Isofix, como o Up!, New Fiesta, Toyota Corolla, HB20, novo Honda Fit, Cruze, novo Ecosport, Fusion, entre outros.

Já na linha de automóveis de luxo, alguns também vem com Sistema Isofix instalado. A exemplo como Audi, BMW e Mercedes, mas, a linha superesportiva, não!

Quando o Sistema Isofix foi criado?

O Sistema Isofix não é novidade, pois, foi criado na Europa em 1997 pela Volkswagen em conjunto com o fabricante de cadeirinhas Britax-Roemer. Depois, outras montadoras europeias, resolveram incluir o sistema na fabricação de seus veículos, embora, somente a partir de março de 2011 o uso do sistema foi regulamentado pela Comunidade Europeia.

Embora existam leis estaduais nos Estados Unidos referentes ao transporte de crianças em automóveis de acordo com a idade, até o momento, não existe regulamentação específica para o Sitema Isofix.

Seja como for, a vantagem é justamente a cadeirinha permanecer presa e firme a carroceria do carro evitando que se desloque facilmente. As vezes isso pode ocorrer quando está presa ao cinto de segurança e, isso, aumenta a segurança para as crianças e aumenta o conforto dos pais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Número *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Recall Toyota. Quais os 4 carros convocados?

A Toyota do Brasil convoca os veículos dos modelos Hilux, SW4 e Prius para recall Toyota preventivo dos airbags. Existe a possibilidade de alguns dos sensores dos airbags apresentarem uma falha interna. Se isso ocorrer, a luz de advertência do airbag acenderá no painel do veículo , na hipótese de um acidente que reúna

ler mais

Como é a nova versão de off-road da Ranger Raptor da Ford?

A Ford apresenta a Ranger Raptor. A nova versão off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor. Que será produzida na Tailândia para os mercados da Ásia-Pacífico. Além de estilo robusto. Marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. O veículo tem chassi, motor, suspensão

ler mais

Trem movido a energia solar. Como ele é?

O trem movido a energia solar é um dos novos investimentos feitos na Índia. Visto que em 2016 o país obteve novos recordes em projetos energéticos de utilização de fontes renováveis como a solar e a eólica.O objetivo em utilizar a energia solar é para modernizar e dar maior sustentabilidade para uma das infraestruturas

ler mais

Quando será o curso gratuito do Meritor

A Meritor inicia este mês seu calendário de treinamentos sobre eixos diferenciais. Assim como os outros anos, o objetivo é atender as necessidades dos seus clientes. Mostrando a melhor forma de utilizar seus componentes.

Na prática, o programa visa capacitar os participantes a executar corretamente a manutenção dos …

ler mais

Como aumentar o número de clientes com a Ruidcar

O sonho de toda oficina mecânica não importa o tamanho, é faturar muito. E ter lista de espera de clientes que aguardam uma vaga para consertar o carro. Com a Ruidcar, você irá conseguir esse sonho para você facilmente. Esse sonho parece possível para você? Ter uma carteira de clientes tão grande aguardando pelos …

ler mais

Curso de mecânica da Audi. Como participar?

A Audi do Brasil começa neste mês as aulas da nova turma do curso de ‘Manutenção de Mecânica Veicular’. Realizado em parceria com a Fundação Projeto Pescar. A ação, que teve início em 2017 em São Paulo, capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com 360 inscritos, a procura pelo

ler mais

Porque não se deve beber água da garrafa deixada no carro

Pode-se beber a água da garrafinha plástica deixada no carro? Nesses tempos que tudo gira em torno que cada um precisa fazer sua parte na reciclagem. Pensar em reutilizar a garrafa de água inúmeras vezes, seria ajudar de fato a mãe natureza. Mas, e a saúde, como fica?

Pois é isso, esse assunto dá muito o que discutir

ler mais

Start-stop, o que é e como funciona?

Start-stop é um sistema que vem programado para desligar o motor sozinho sempre que o veículo parar em congestionamentos, semáforo fechado, entre outros.
Até pouco tempo quando o assunto era Start-stop, significava que estavam se referindo a carros importados. Com o avanço da tecnologia automotiva o sistema Star-stop

ler mais

Como ganhar na promoção de revisão da Toyota

A Toyota do Brasil está realizando uma promoção especial,  Revisão de Férias. Até 28 de fevereiro, os proprietários de veículos Toyota que realizarem serviços em qualquer concessionária da marca concorrerão a brindes instantâneos, descontos em serviços e/ou acessórios, além de concorrer a uma viagem com acompanhante…

ler mais