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Vistorias veiculares é uma atividade regulamentada pela Resolução Contran 446/2013, a qual preconiza que veículos automotores passem por vistoria automotiva completa no ato da transferência da propriedade do veículo com o objetivo de prevenir fraudes.

Tanto a resolução Contran como as portarias dos DETRANs de cada estado da nação, estabelecem que as empresas que exerçam essas atividades sejam certificadas na Norma ISO 9001 afim de ter um sistema de gestão da qualidade implantado e certificado.

Mas afinal, por quê as Vistorias Veiculares precisam da ISO 9001?

A certificação ISO 9001 demonstra credibilidade para a população que utiliza os serviços de uma vistoria veicular regulamentada pelo DETRAN, a empresa terá processos padronizados, controle de fornecedores, controle de documentação, backup de informações, bem como uma auditoria para atestar a conformidade com os requisitos da Norma ISO9001, além de requisitos regulamentares, como as portarias estaduais.

Qual o benefício que a ISO 9001 traz as vistorias veiculares?

Os benefícios são inúmeros para qualquer empresa, porém no caso das vistorias veiculares a certificação é importante pois promove aos colabores da empresa e seus proprietários uma ferramenta excelente para gestão do negócio.

Normalmente as empresas do setor são microempresas, com sócios que ingressam no mercado e com pouca experiência em gestão de empresas, portanto a ISO 9001 bem implementada ajuda as empresas com diversas ferramentas como: análise de cenário de mercado no contexto da organização, estruturação de objetivos e metas da empresa, procedimentos documentados para facilitar treinamentos e atividades, reuniões periódicas para discutir itens importantes sobre a empresa, auditorias periódicas para verificar a conformidade da empresa, controle de leis e regulamentos que possam impactar o negócio, dentro outros grandes benefícios.

Como certificar ISO 9001 uma vistoria veicular?

Inicialmente a empresa deve implementar o sistema de gestão da qualidade conforme os requisitos da Norma, ou seja, preparar documentação, registros, treinamentos, etc. A empresa pode utilizar os serviços de uma consultoria que pode ajudar nesse processo.

Após a implementação do sistema de gestão da qualidade, a certificadora deve ser contatada, no caso a QMS http://www.qmsbrasil.com.br é uma certificadora com centenas de empresas desse ramo certificadas em todo o Brasil, após o contato e contratação da certificadora, a auditoria é agendada e o auditor da certificadora vai até a empresa verificar todos documentos, registros, estrutura da empresa.

Uma vez a empresa certificada, o certificado é emitido e a empresa já pode buscar seu registro no Detran do estado, anualmente a certificadora volta à empresa para verificar a continuidade e manutenção do sistema de gestão da qualidade e assim se cria um ciclo para melhoria contínua dos processos internos.

Fonte: www.QMSBRASIL.com.br. Disponível em 04 de maio de 2017. Acessado em 18 de julho de 2017.