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A finalidade de uma direção hidráulica no veículo, é de facilitar totalmente qualquer tipo de manobra que o motorista faça com o volante, mas, para tal fim, é necessário que a manutenção da direção hidráulica esteja sempre em dia.

Boa parte dos carros mais velhos, ou de potências mais baixas, não tem direção hidráulica, isso é percebido facilmente ao tentar movimentar as rodas mesmo com o carro parado para descobrir a dificuldade que o motorista tem, em função disso, na hora da venda, infelizmente, o carro é desvalorizado.

O sistema da direção hidráulica é formado pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo, além das tubulações de alta e baixa pressão, e funciona através da ação hidráulica com auxílio do fluido sob alta pressão, movimentando-se de um lado ou do outro da cremalheira.

O motor ao entrar em funcionamento, faz a bomba hidráulica ligar através do fluido do reservatório, fazendo a pressão necessária para o mecanismo da direção, e no caso de ocorrer algum problema no sistema hidráulico, a direção passa de hidráulica para comum.

A manutenção da direção hidráulica em dia é importante para cumprir o objetivo de tornar a dirigibilidade leve e fácil, ou, seja, basta somente 1 dedo para movimentar as rodas, no entanto, é preciso ficar de olho em algumas dicas. Confira:

  • Sempre que perceber que a direção está mais pesada, é bom olhar o nível do fluido, e caso esteja baixo, lembre-se de colocar somente o recomendado pelo fabricante conforme consta no manual do proprietário, senão, a direção hidráulica pode danificar de vez;
  • Caso perceba que o nível do fluido está baixo novamente após ter completado seguindo o manual, é sinal de algo errado, então o melhor é não arriscar e levar o carro ao centro automotivo para uma avaliação;
  • A revisão preventiva das peças a cada 50 mil km, é ainda, a melhor maneira de evitar gastos inesperados, e ainda, evita ficar sem carro por dias;
  • O bom funcionamento da direção hidráulica depende exclusivamente do óleo no sistema, portanto, tenha o hábito de verificar a cada 30 dias pelo menos, pois no caso de secar, a direção passa a trabalhar de forma mecânica;

E embora o nível do fluído da direção hidráulica esteja em ordem, assim, como todo mecanismo, podem surgir outros tipos de problemas que as vezes podem ser solucionados “por quem entende” um pouco de mecânica. Confira:

  • Quando notar que os componentes da suspensão estão frouxos ou rígidos demais, é só apertar os parafusos. Aproveite para verificar o estado das borrachas também;
  • Caso a correia esteja frouxa pode dar mal contato, caso seja possível, tente esticá-la para verificar se terá a tensão necessária, senão providencie a substituição;
  • Quando notar que a correia já está ressecada, ou, com sinais de óleo, não tem jeito, deve ser trocada de imediato;
  • Veja como estão as mangueiras e a linha hidráulica, e aproveite para limpar os componentes, providencie a troca se achar necessário;
  • Tenha cuidado ao substituir peças originais pelas alternativas, já que devem ser compatíveis com o sistema hidráulico para não causar novos danos;

Os pneus também podem influenciar no perfeito funcionamento da direção hidráulica, sendo assim, é importante que estejam bem calibrados, que não estejam gastos, estejam alinhados, e claro, não sejam recauchutados.

Sempre que perceber diferença na direção hidráulica mesmo que o fluído esteja no nível correto, leve o carro ao centro automotivo especializado para um diagnóstico completo, com desmontagem, limpeza, e avaliação para descobrir se a caixa da direção precisa ser reparada, ou, só uma troca nos reparos resolve o problema, depois é só manter a manutenção em dia!

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