Com o desenvolvimento acelerado das grandes cidades, certas situações preocupantes como os transportes públicos e o aumento de carros particulares tendem a se agravar nos próximos anos, no entanto, a boa notícia é que a tecnologia pode ajudar na mobilidade urbana.

Atualmente a ideia é incentivar cada pessoa a se deslocar mais a pé, ou, de bicicleta, e, acostumar-se a fazer compras em mercados próximos a residência, ou, do trabalho, frequentar academias no bairro, restaurantes, dessa maneira os carros poderiam circular cada vez menos.

Dessa maneira a mobilidade urbana já seria melhorada, visto que haveria menos carros circulando, consequentemente não teria tanta poluição, inclusive sonora, assim, como os transportes públicos circulariam sem excesso de lotação, o que não acontece nos dias de hoje.

Aliás, vale lembrar que grande parte da poluição é causada pelos ônibus encontrados nos transportes públicos, visto que a maioria usa diesel, mas, futuramente, sejam aposentados de vez, visto que nos Estados Unidos, na Califórnia, está sendo desenvolvido o protótipo de um carro autônomo em fase final de testes, e talvez em breve possa ser comercializado.

O carro autônomo não tem volante, nem pedais de aceleração e frenagem, e seu funcionamento é com base em sensores que detectam outros carros, além de conseguir ler as marcações de pistas, além das sinalizações de trânsito.

Embora o carro autônomo ande sozinho, é necessário que as pistas por onde o trajeto é feito que também sejam construídas com alta tecnologia, somente dessa maneira é que não será necessário a ajuda do homem.

A previsão é que para os próximos 10 anos, a tecnologia esteja presente na mobilidade urbana nas principais cidades através de frotas com veículos autônomos, e essa mudança pode alterar o modo de vida e a economia significativamente! Confira:

É provável que no futuro os preços dos veículos tenham uma queda acentuada, o que seria muito bom é claro, com isso, é esperado também que a frota de carros particulares seja reduzida, mesmo porque, estudos mostram que a tendência do transporte particular para a população, será feito por empresas especializadas como o Uber por exemplo, mas, a preços tão populares que será difícil não aderir a ideia, com custo em torno de US$ 0,30 por quilômetro.

Dessa maneira, com transportes mais eficientes e confortáveis, e com um trânsito fluindo melhor devido à quantidade de carros particulares reduzidos nas ruas, é estimado que o trabalhador em geral que faz uso de algum tipo de transporte para se locomover até algum ponto, seja beneficiado em até 38 horas a menos em trajetos por ano.

Algum dia, caso a frota de carros particulares seja realmente reduzida, outros benefícios serão apontados, como é o caso da diminuição dos gases poluentes causadores do efeito estufa, além disso, quando a maior parte dos carros circulando forem autônomos, não haverá a necessidade no uso de combustíveis fósseis.

Outro fator positivo é que as frotas sendo de carros autônomos, o índice de acidentes de trânsito será mínimo, isto significa que seria evitado a morte de milhões de pessoas todos os anos, já que a maioria é devido à imprudência do motorista! Por enquanto, só nos resta torcer para que congestionamentos e acidentes sejam minimizados!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como são os drones que podem multar? - Elevacar Hidráulico - […] era da tecnologia chegou. E para os apressados que gostam de pisar fundo em estradas onde o radar está fora…
  2. Quais são as invenções que você certamente queria - Elevacar Hidráulico - […] luta. O canal Tech Video apresenta 5 invenções incríveis que você certamente queria ter. Com tecnologia que faz pensar que é…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Número *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Como é a nova versão de off-road da Ranger Raptor da Ford?

A Ford apresenta a Ranger Raptor. A nova versão off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor. Que será produzida na Tailândia para os mercados da Ásia-Pacífico. Além de estilo robusto. Marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. O veículo tem chassi, motor, suspensão

ler mais

Trem movido a energia solar. Como ele é?

O trem movido a energia solar é um dos novos investimentos feitos na Índia. Visto que em 2016 o país obteve novos recordes em projetos energéticos de utilização de fontes renováveis como a solar e a eólica.O objetivo em utilizar a energia solar é para modernizar e dar maior sustentabilidade para uma das infraestruturas

ler mais

Quando será o curso gratuito do Meritor

A Meritor inicia este mês seu calendário de treinamentos sobre eixos diferenciais. Assim como os outros anos, o objetivo é atender as necessidades dos seus clientes. Mostrando a melhor forma de utilizar seus componentes.

Na prática, o programa visa capacitar os participantes a executar corretamente a manutenção dos …

ler mais

Como aumentar o número de clientes com a Ruidcar

O sonho de toda oficina mecânica não importa o tamanho, é faturar muito. E ter lista de espera de clientes que aguardam uma vaga para consertar o carro. Com a Ruidcar, você irá conseguir esse sonho para você facilmente. Esse sonho parece possível para você? Ter uma carteira de clientes tão grande aguardando pelos …

ler mais

Curso de mecânica da Audi. Como participar?

A Audi do Brasil começa neste mês as aulas da nova turma do curso de ‘Manutenção de Mecânica Veicular’. Realizado em parceria com a Fundação Projeto Pescar. A ação, que teve início em 2017 em São Paulo, capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com 360 inscritos, a procura pelo

ler mais

Porque não se deve beber água da garrafa deixada no carro

Pode-se beber a água da garrafinha plástica deixada no carro? Nesses tempos que tudo gira em torno que cada um precisa fazer sua parte na reciclagem. Pensar em reutilizar a garrafa de água inúmeras vezes, seria ajudar de fato a mãe natureza. Mas, e a saúde, como fica?

Pois é isso, esse assunto dá muito o que discutir

ler mais

Start-stop, o que é e como funciona?

Start-stop é um sistema que vem programado para desligar o motor sozinho sempre que o veículo parar em congestionamentos, semáforo fechado, entre outros.
Até pouco tempo quando o assunto era Start-stop, significava que estavam se referindo a carros importados. Com o avanço da tecnologia automotiva o sistema Star-stop

ler mais

Como ganhar na promoção de revisão da Toyota

A Toyota do Brasil está realizando uma promoção especial,  Revisão de Férias. Até 28 de fevereiro, os proprietários de veículos Toyota que realizarem serviços em qualquer concessionária da marca concorrerão a brindes instantâneos, descontos em serviços e/ou acessórios, além de concorrer a uma viagem com acompanhante…

ler mais

Superação: Até onde vai o seu limite?

Superação é acreditar no seu querer e na sua força. Não fique focado em suas fraquezas ou defeitos, pense nas forças e oportunidades que tem e saiba usá-las da melhor maneira possível. O seu pior adversário é você mesmo, pois se se deixar abater por pensamentos negativos, nunca será capaz de atrair coisas positivas…

ler mais