Escolha uma Página

Com o desenvolvimento acelerado das grandes cidades, certas situações preocupantes como os transportes públicos e o aumento de carros particulares tendem a se agravar nos próximos anos, no entanto, a boa notícia é que a tecnologia pode ajudar na mobilidade urbana.

Atualmente a ideia é incentivar cada pessoa a se deslocar mais a pé, ou, de bicicleta, e, acostumar-se a fazer compras em mercados próximos a residência, ou, do trabalho, frequentar academias no bairro, restaurantes, dessa maneira os carros poderiam circular cada vez menos.

Dessa maneira a mobilidade urbana já seria melhorada, visto que haveria menos carros circulando, consequentemente não teria tanta poluição, inclusive sonora, assim, como os transportes públicos circulariam sem excesso de lotação, o que não acontece nos dias de hoje.

Aliás, vale lembrar que grande parte da poluição é causada pelos ônibus encontrados nos transportes públicos, visto que a maioria usa diesel, mas, futuramente, sejam aposentados de vez, visto que nos Estados Unidos, na Califórnia, está sendo desenvolvido o protótipo de um carro autônomo em fase final de testes, e talvez em breve possa ser comercializado.

O carro autônomo não tem volante, nem pedais de aceleração e frenagem, e seu funcionamento é com base em sensores que detectam outros carros, além de conseguir ler as marcações de pistas, além das sinalizações de trânsito.

Embora o carro autônomo ande sozinho, é necessário que as pistas por onde o trajeto é feito que também sejam construídas com alta tecnologia, somente dessa maneira é que não será necessário a ajuda do homem.

A previsão é que para os próximos 10 anos, a tecnologia esteja presente na mobilidade urbana nas principais cidades através de frotas com veículos autônomos, e essa mudança pode alterar o modo de vida e a economia significativamente! Confira:

É provável que no futuro os preços dos veículos tenham uma queda acentuada, o que seria muito bom é claro, com isso, é esperado também que a frota de carros particulares seja reduzida, mesmo porque, estudos mostram que a tendência do transporte particular para a população, será feito por empresas especializadas como o Uber por exemplo, mas, a preços tão populares que será difícil não aderir a ideia, com custo em torno de US$ 0,30 por quilômetro.

Dessa maneira, com transportes mais eficientes e confortáveis, e com um trânsito fluindo melhor devido à quantidade de carros particulares reduzidos nas ruas, é estimado que o trabalhador em geral que faz uso de algum tipo de transporte para se locomover até algum ponto, seja beneficiado em até 38 horas a menos em trajetos por ano.

Algum dia, caso a frota de carros particulares seja realmente reduzida, outros benefícios serão apontados, como é o caso da diminuição dos gases poluentes causadores do efeito estufa, além disso, quando a maior parte dos carros circulando forem autônomos, não haverá a necessidade no uso de combustíveis fósseis.

Outro fator positivo é que as frotas sendo de carros autônomos, o índice de acidentes de trânsito será mínimo, isto significa que seria evitado a morte de milhões de pessoas todos os anos, já que a maioria é devido à imprudência do motorista! Por enquanto, só nos resta torcer para que congestionamentos e acidentes sejam minimizados!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Elevador Hidráulico de 4200 KG

Elevador hidráulico como o nome já diz, é um equipamento que funciona através de um sistema de elevação de automóveis encontrado em Autos Centers, oficinas mecânicas, e …

ler mais

Por que as Vistorias Veiculares precisam da ISO 9001?

Vistorias veiculares é uma atividade regulamentada pela Resolução Contran 446/2013, a qual preconiza que veículos automotores passem por vistoria automotiva completa no ato da transferência da propriedade do veículo com o objetivo de prevenir fraudes. Tanto a...

ler mais