Com o desenvolvimento acelerado das grandes cidades, certas situações preocupantes como os transportes públicos e o aumento de carros particulares tendem a se agravar nos próximos anos, no entanto, a boa notícia é que a tecnologia pode ajudar na mobilidade urbana.

Atualmente a ideia é incentivar cada pessoa a se deslocar mais a pé, ou, de bicicleta, e, acostumar-se a fazer compras em mercados próximos a residência, ou, do trabalho, frequentar academias no bairro, restaurantes, dessa maneira os carros poderiam circular cada vez menos.

Dessa maneira a mobilidade urbana já seria melhorada, visto que haveria menos carros circulando, consequentemente não teria tanta poluição, inclusive sonora, assim, como os transportes públicos circulariam sem excesso de lotação, o que não acontece nos dias de hoje.

Aliás, vale lembrar que grande parte da poluição é causada pelos ônibus encontrados nos transportes públicos, visto que a maioria usa diesel, mas, futuramente, sejam aposentados de vez, visto que nos Estados Unidos, na Califórnia, está sendo desenvolvido o protótipo de um carro autônomo em fase final de testes, e talvez em breve possa ser comercializado.

O carro autônomo não tem volante, nem pedais de aceleração e frenagem, e seu funcionamento é com base em sensores que detectam outros carros, além de conseguir ler as marcações de pistas, além das sinalizações de trânsito.

Embora o carro autônomo ande sozinho, é necessário que as pistas por onde o trajeto é feito que também sejam construídas com alta tecnologia, somente dessa maneira é que não será necessário a ajuda do homem.

A previsão é que para os próximos 10 anos, a tecnologia esteja presente na mobilidade urbana nas principais cidades através de frotas com veículos autônomos, e essa mudança pode alterar o modo de vida e a economia significativamente! Confira:

É provável que no futuro os preços dos veículos tenham uma queda acentuada, o que seria muito bom é claro, com isso, é esperado também que a frota de carros particulares seja reduzida, mesmo porque, estudos mostram que a tendência do transporte particular para a população, será feito por empresas especializadas como o Uber por exemplo, mas, a preços tão populares que será difícil não aderir a ideia, com custo em torno de US$ 0,30 por quilômetro.

Dessa maneira, com transportes mais eficientes e confortáveis, e com um trânsito fluindo melhor devido à quantidade de carros particulares reduzidos nas ruas, é estimado que o trabalhador em geral que faz uso de algum tipo de transporte para se locomover até algum ponto, seja beneficiado em até 38 horas a menos em trajetos por ano.

Algum dia, caso a frota de carros particulares seja realmente reduzida, outros benefícios serão apontados, como é o caso da diminuição dos gases poluentes causadores do efeito estufa, além disso, quando a maior parte dos carros circulando forem autônomos, não haverá a necessidade no uso de combustíveis fósseis.

Outro fator positivo é que as frotas sendo de carros autônomos, o índice de acidentes de trânsito será mínimo, isto significa que seria evitado a morte de milhões de pessoas todos os anos, já que a maioria é devido à imprudência do motorista! Por enquanto, só nos resta torcer para que congestionamentos e acidentes sejam minimizados!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como são os drones que podem multar? - Elevacar Hidráulico - […] era da tecnologia chegou. E para os apressados que gostam de pisar fundo em estradas onde o radar está fora…
  2. Quais são as invenções que você certamente queria - Elevacar Hidráulico - […] luta. O canal Tech Video apresenta 5 invenções incríveis que você certamente queria ter. Com tecnologia que faz pensar que é…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

O que é esqui lateral e como se faz?

Na Arábia Saudita, entre os jovens há um costume perigoso conhecido como “esqui lateral” (em tradução livre). Que consiste em trafegar o maior tempo possível com as duas rodas do veículo. Visto como uma espécie de hobby no país, algumas pessoas se arriscam...

ler mais

Vídeo do SUV Urus no deserto lançado pela Lamborghini

Lamborghini já marcou a data de lançamento de seu novo SUV, o Urus. O modelo será revelado em 4 de dezembro. Os italianos, porém, divulgaram no  dia 9 de novembro  um vídeo em que o utilitário aparece realizando diversas manobras em um deserto. No vídeo, o...

ler mais

Quais cuidados se deve ter com câmbio automático

Não tem nada mais confortável que dirigir um carro automático. No entanto a durabilidade depende de bons tratos e da utilização de maneira adequada. Então, que tal aprender um pouco sobre os cuidados com câmbio automático para descobrir se tem maus...

ler mais

Onde ZF inaugurou um Centro de Treinamento

Onde será o novo Centro de Treinamento A ZF Aftermarket inaugurou em Itu/SP) o seu novo Centro de Treinamento para concessionárias ZF que atendem veículos comerciais e equipamentos fora de estrada em toda a América do Sul. Localizado no mesmo site onde já...

ler mais

5 Motivos para você escolher um Elevador Hidráulico

O Elevador Hidráulico possui sistema de elevação Hidráulica mais seguro. O Sistema de Elevação por Cilindros Hidráulicos já é usada no Brasil a décadas, principalmente em máquinas de grande porte, como Empilhadeiras e Retroescavadeiras, além de Elevadores Prediais, Comerciais e Residenciais. O Sistema hidráulico tem destaque mundial no uso de máquinas e equipamentos, quando o assunto é força e durabilidade.

ler mais